quarta-feira, 2 de março de 2011

óleos vegetais.

Extração mecânica de óleos vegetais.
O processo de extração mecânica de óleos vegetais compreende as fases de limpeza da semente,descascamento, pesagem, moagem, cozimento, prensagem, filtração de óleo e moagem da torta(massa). A seguir serão apresentadas algumas características de cada uma destas fases.
1. Limpeza da semente: a semente a ser processada deve estar livre de matérias estranhas que podem prejudicar os equipamentos e reduzir o rendimento de óleo. São utilizadas peneiras oscilantes com ou sem sistema de ventilação para retirada de impurezas ou mesa gravitacional que separa partículas com diferentes pesos específicos.
2. Descascamento de sementes: são utilizados equipamentos para retirada das cascas como quebradores e peneiras de separação.
3. Pesagem: é realizada para controle do rendimento obtido. Pode ser realizada antes do descascamento,mas o volume será maior.
4. Moagem: utilizada para facilitar o cozimento e a prensagem.A quebra do descascamento pode ser suficiente em alguns casos. Em sementes com altos teores de óleo, pode-se dispensar a moagem.
5. Cozimento: realizada em tachos cozedores controle da temperatura, umidade e o tempo que a semente permanece no equipamento tem por finalidade liberar as partículas de óleo contidas nos envólucros celulares.O cozimento controlado também permite eliminar as toxinas. O cozedor é construído com câmaras de vapor saturado, entretanto, no caso de pequenas produções, pode ser realizado no fogo direto,sem a necessidade de caldeira para geração de vapor.
6. Prensagem: pressão para expulsão do óleo. Pode ser contínua ou descontínua. Na prensagem contínua a massa é comprimida por um eixo helicoidal que gira dentro de um recipiente com aberturas por onde sai o óleo.
Na prensagem descontínua a massa é prensada por um cilindro hidráulico dentro do recipiente.Esse último é muito utilizado na extração de óleo de mamona “a frio”, pois seu funcionamento permite operar a baixas temperaturas.
7. Filtração do óleo: partículas da massa presentes no óleo devem ser separadas antes da estocagem. Utiliza-se filtro prensa, filtro de placas verticais e, eventualmente, peneiras vibratórias.
8. Moagem da torta: após a extração do óleo, a massa residual (torta) pode ser moída para homogeneizar a sua granulometria.A moagem é feita em moinho tipo martelo com telas reguláveis.
Os equipamentos para extração de óleos vegetais mais encontrados no mercado atingem a capacidade de 400 kg de matéria-prima por hora. Para atender pequenos produtores, também são oferecidos equipamentos com capacidades de 20/50 kg/h e 100/120 kg/h. Esses equipamentos são tecnicamente simples de operar e de fácil transporte e montagem. O processo de extração de óleo vegetal em micro-usina é o mesmo da seqüência descrita acima, sendo possível trabalhar com diversas sementes oleaginosas (principalmente aquelas com altos teores de óleo) dispondo-se de um conjunto completo como esse.
Refino de óleos vegetais.
O processo convencional e contínuo de refino de óleos vegetais divide-se em diversas etapas que variam conforme o tipo de óleo, a variedade da oleaginosa, a qualidade do óleo bruto e a aplicação que se deseja dar ao produto final. A seguir descreve-se um processo que se aplica a algumas variedades de óleo, pois,dependendo do produto, pode não ser necessário o refino do óleo. Os fatores relevantes para a definição pelo refino são as características finais do produto, a aplicação do produto e a real necessidade de uma clarificação ou algum procedimento mais refinado.
Etapas de refino:
1. Degomagem: ácida (tratamento com ácido): tratamento com ácido fosfórico. É particularmente importante para o óleo de soja, sendo usado em algodão, milho e palmídeos, quando não é imprescindível, mas reduz perdas por emulsão e melhora o produto final.
2. Neutralização: consiste em baixar a acidez do óleo, eliminando os ácidos graxos livres (FFA – Free Fat Acid) por meio da adição de substância alcalina (soda cáustica + água), resultando na saponificação destes ácidos.
3. Lavagem: retirada dos restos de sabões resultantes da neutralização através da lavagem com água quente(em duas etapas).
4. Secagem: redução no percentual de água até o mínimo para um bom desempenho na continuação do processo.
5. Branqueamento: retira-se parte dos pigmentos do óleo, principalmente os vermelhos e amarelos.
6. Winterização: retirada das ceras estearinas cristalizáveis contidas do óleo através de um resfriamento até temperaturas que podem chegar à 15ºC ou 5ºC, durante um período de 12/24 horas. As ceras são cristalizadas com ou sem a ajuda de um acelerador de cristalização. Este procedimento é indicado para óleos de algodão,
girassol, milho e arroz, devendo ser realizado antes da desodorização para evitar fracionamento das ceras em altas temperaturas.
7. Desodorização: consiste em refinar fisicamente os óleos vegetais utilizando vapor direto ou alto vácuo para retirar os ácidos graxos livres e substâncias odoríferas. Os ácidos graxos separados são recuperados em um condensador de contato direto que funciona com a circulação em circuito fechado dos próprios ácidos graxos
resfriados obtidos no sistema de recuperação.

As perdas no processo de extração e refino do óleo variam de acordo com a espécie e os equipamentos a serem utilizados. Os resíduos sempre mantêm, em sua composição, nutrientes que podem ser aproveitados na alimentação humana (farinhas) ou animal (ração). Entretanto, esta utilização dos resíduos depende das suas condições finais e características de palatabilidade e aceitação dos animais que serão alimentados. Além disso, existem fatores locais que devem ser considerados para o aproveitamento dos resíduos como facilidade de moagem e transporte, proximidade com possíveis consumidores, entre outros.

O processo de extração e refino de óleo deve seguir as normas estabelecidas pela AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA e deve-se realizar testes de controle microbiológico em laboratórios credenciados.

Um comentário:

  1. ao criador deste meus parabens pela ideia
    qero lhe informar que atua nesta area com assistencia tecnica em centrifugas usadas no refino e degomagem de oleos de soja caso precise de algo pode contar comigo ooliveirawender@bol.com.br f: 19)91318128 abraços

    ResponderExcluir